Nosso processo de fabricação

Atualizado: 19 de Out de 2020

Descubra como é feita a Cachaça do Imperador. Nosso processo garante um produto de sabor sofisticado, feito especialmente para os requintados apreciadores da arte.



Nosso processo de fabricação inclui elementos tradicionais que influenciam no sabor dos nossos produtos e também resgatam a tradição e história da região que foi colonizada por alemães.


O local aqui, foi uma grande inspiração para que a gente fosse aprender a fazer cachaça, em 1997.

Sandra Porto Machado, empreendedora



Cana-de-Açúcar


A cachaça tem a cana-de-açúcar como matéria prima. Para nossa produção, o cultivo ecológico e local é essencial é tão essencial quanto a qualidade do produto final. Como fazer isso preservando a qualidade do produto?

  1. Escolhemos conscientemente trabalhar com cana-de-açúcar proveniente da nossa região, mais precisamente a Serra do Tabuleiro

  2. A capina é feita manualmente. Dessa forma, só as canas de qualidade superior são escolhidas

  3. Selecionamos a melhor cana-de-açúcar: tirando as palhas e as pontas do próprio canavial

  4. Aproveitamento do que não usamos na cachaça: a palha se transforma em adubo e as pontas servem para alimentação do gado


O Engenho


Quando a cana-de-açúcar chega ao engenho, começa o processo de de fabricação da cachaça. Como o engenho ainda preserva a roda d'água, toda a energia que as máquinas utilizam, é gerada pelo movimento da roda, preservando um modo de produção sustentável e artesanal.


Os próximos passos no processo da fabricação são:

  1. Moer a cana

  2. Extrair o caldo que vai pra fermentação

  3. Para começar a fermentação, um fermento de essência própria é selecionado.

  4. Assim que o fermento transforma em vinho, ele vai para o alambique


O Alambique


É no alambique que o vinho começa a ser destilado para virar cachaça.


Assim como o engenho, o alambique também preserva uma tradição histórica e artesanal. Para que o alambique possa proporcionar a mais altíssima qualidade, ele foi especialmente fabricado com um metal nobre, o cobre martelado. Este material também é tradicionalmente utilizado para outros tipos de bebida como o whiskie, pois permite a produção de bebidas destiladas com sabor mais rico.


Como acontece o processo de destilação dentro do alambique?

  1. Vinho vai pra dentro do alambique, que é aquecido a lenha (um fogo semi-direto)

  2. Os vapores condensam e se transformam em cachaça

Importante: Só utilizamos o coração da destilação

Aproveita-se somente o "coração" da destilação (desprezando-se o início e o fim da destilação). Pois é sabido que no início é onde se encontram componentes que podem ser prejudiciais a saúde, e no final é a cachaça de menor qualidade que deixa um odor forte.



Os Barris de Carvalho Europeu


Assim, depois de destilada, a Cachaça do Imperador segue para o processo de envelhecimento, onde vai ganhar sua textura e sabor especial, pois é armazenada e descansada em barris de carvalho europeu, considerados os melhores do mundo, e dessa forma ganha uma coloração dourada e um sabor único.


A razão porque os barris de carvalho são tão recomendados para o envelhecimento de bebidas, é porque permitem que haja uma mínima troca de oxigênio com o ambiente exterior. Isso permite que o sabor seja refinado, sem que haja oxidação da bebida no processo.


Cada tipo de cachaça da nossa loja, tem um período tempo de envelhecimento. Para descobrir qual cachaça combina mais com o seu paladar, venha descobrir visitando nosso engenho.

20 visualizações0 comentário

Acesso e Contato

Horário de atendimento

COVID19 

R. Vale das Termas, 1300 

Santo Amaro da Imperatriz 88140-000 SC, Brasil

Ter - Sex: 09:00 - 17:30

​​Sábado: 9:00 - 17:00

​Domingo: 10:00 - 16:00

Segunda fechado

Uso de máscara é obrigatório durante a visita, para a sua e nossa segurança.